terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Kali a Senhora da morte e do tempo

Bom dia meus queridos leitores, achavam que eu tinha morrido? Pois é não morri! Mas falando de morte venho lhes trazer um tema bem interessante aqui no blog, a respeito de Kali a Deusa mãe e senhora da morte. Este post tem por objetivo esclarecer alguns pontos sobre esta divindade e o que ela representa no panorama universal. Vamos lá?







Quem é Kali

Esta é uma pergunta interessante de se fazer, na pintura acima vemos uma cena um pouco forte de Kali decepando a cabeça de um homem, com a sua boca toda ensanguentada e porque ela se apresenta de forma tão intensa? Kali é o aspecto feminino do universo porém é o aspecto violento de completo queima de Karma para ascensão até a casa celestial de seu amor o senhor Shiva, sim o Senhor Shiva é o aspecto masculino de consciência cósmica assim como Brahma e Vishnu e assim como seus irmãos Shiva tem sua consorte de igual poder, Kali é a força do universo mais principalmente diferente de Shiva ela atua no mundo terreno, e não no transcendente como seu consorte que se corresponde nesse mundo por meio de seus avatares, ao contrario Kali se corresponde neste mundo como ela mesma pois a essência da terra também é a essência de Kali.
Confuso de se entender? Deixe-me dar uma luz: Kali na verdade é um dos muitos aspectos da grande energia universal feminina chamada por Shakti ou Shanti, esta é a energia criadora,mantenedora do mundo físico ilusório ou Maya, também é a porta voz para a ascensão do ser humano até as casas celestiais como ser de luz, ela tem de manter as ilusões pois é assim que as pessoas aprenderão neste mundo, como uma mãe universal pois tem aspecto materno cuida de seus filhos com muito amor para que todos cheguem até o transcendente por ela, por isso tem vários aspectos que se apresentam em determinados momentos, um desses é o aspecto de Kali a mãe severa que "Corta cabeças" para que o processo seja acelerado, e o que significa "Cortar cabeças" na tradição indiana?
A cabeça é a parte do corpo responsável pelos chakras da transcendência o chakra do terceiro olho, e o chakra coronário (Ajna e Sahashara) o laríngeo é o caminho que tem de ser cruzar para chegar até esses pontos de luz, quando Kali "Corta a cabeça" significa que ela separa os chakras que nos ligam ao mundo físico dos chakras que nos ligam ao espiritual, ou seja ela acelera o processo da kundalini com sua meditação, fazendo com que suba rapidamente para os chakras da transcendência e compreensão universal, assim ela de forma violenta corta seu karma que é a ligação com este mundo, para que você possa assim atingir rapidamente sua iluminação.


Kali e as Mahavydias

 



As Mahavidyas são os aspectos da força universal feminina Shakti (muitas vezes associados com o tantra) São as formas do grande principio universal feminino que tudo permeia, como a energia da Shakti esta ligada propriamente a este mundo e ao universo criado ela é sua energia interna e a energia externa universal, cada uma dessas manifestações esta ligada a uma reação ou ação do universo no plano terreno pois o objetivo dessas forças alem de manter o equilíbrio é através de suas manifestações individuais levar o iniciado até a iluminação, estas energias estão em todo lugar, dentro de você, fora de você e em todo o universo, elas tudo organizam cada uma em sua esfera e suas representações por mais que sejam impactantes tem um sentido fortíssimo para reflexão e aplicação em nossas vidas. cada pessoa pode sim ser influenciada a iluminação por uma delas ou um avatar dos deuses transcendentes, estas são apenas as variadas formas que a Shakti ou Parvati (Shakti encarnada) manifestam a diferença é que como shiva ou Vishnu elas não são avatares e sim formas ou "Estados de espírito" que a Deusa toma para determinados objetivos, Kali é uma delas o aspecto da mãe severa que acelera o processo Karmico e retira todos os males do corpo para que assim possa ser feito o processo de iluminação ela "Corta" ferozmente para então se encontrar a luz, estou falando dessa energia atuando em você com processos internos de meditação ou yoga, nos processos externos ela é a aceleração da morte de uma estrela para o nascimento de outra, a morte em si, o tempo pois ninguém escapa da morte porém é na morte que se encontra o equilíbrio, na morte do ego, na morte do apego, então ela é a morte e a dor universal, a carga negativa para que na escuridão você possa contemplar a luz, sua energia é marcial porém muito expansiva e ela é uma das dez aspectações da energia universal feminina.

A origem de Kali

 Kali tem muitas historias, e suas representações são datadas desde o inicio da civilização indiana, uma das historias mais conhecidas é esta;


Os deuses haviam sido derrotados e atirados para fora de sua moradia divina (devaloka) pelos demônios Shumbha e Nishumbha, generais de Mahisha. Os Devas louvaram a Devi e a invocaram para que viesse em seu socorro e libertasse sua morada dos terríveis demônios. Devi, que estava se banhando no rio Ganga sob a forma de Parvati, ouviu o louvor dos deuses e se perguntou a quem eles estavam louvando. Quando ela perguntou isso, brotou dela própria uma forma feminina – uma beleza encantadora que tinha um brilho único, envolta em juventude, ricamente adornada por joias e com roupas brilhantes. Ela respondeu que era a ela que eles louvavam. Então ela foi para a região que estava infestada pelo exército de Shumbha e se assentou sozinha sob uma árvore. Ouvindo um mensageiro falar sobre sua aparência, Shumbha desejou intensamente se casar com ela e lhe mandou sua proposta. No entanto, a jovem divina enviou de volta seu mensageiro dizendo que ela somente se casaria com alguém que a vencesse em uma batalha.
Mysticism of the Devi Mahatmya: Worship of the Divine Mother
Devi Mahatmya - o culto da Mãe Divina
      Pensando que uma jovem sem armas nas mãos não era um desafio significativo, Shumbha mandou um pequeno contingente para lutar com ela e capturá-la. A Deusa o derrotou e destruiu, e também um após outro, todos os contingentes que vieram depois. Finalmente, com um enorme exército de demônios comandados pelos generais Chanda e Munda, os próprios Shumbha e Nishumbha vieram lutar contra a Deusa. Vendo Chanda e Munda avançando contra ela, a Deusa se incendiou de fúria. Como o Devi Mahatmya descreve,  "Das sobrancelhas de sua testa brotou imediatamente Kali, com sua face assustadora, carregando espada e laço. Ela portava um estranho bastão coroado por um crânio e tinha uma guirlanda de cabeças humanas, estava envolta em uma pele de tigre, e parecia horrorosa com sua pele macilenta, sua boca escancarada, aterrorizando com sua língua para fora, com olhos afundados e vermelhos, e uma boca que enchia os quatro cantos com rugidos."
Annihilation of Demons Shumbha and Nishumbha
Aniquilação dos demônios Shumbha e Nishumbha
     A Deusa pediu a Kali que destruísse o exército dos demônios, em particular Chanda e Munda. Kali infligiu grande destruição à sua volta, dançou sobre os cadáveres, matou Chanda e Munda e como troféus de guerra trouxe à Deusa suas cabeças decepadas. A Deusa atribuiu a Kali o epíteto de Chamunda – destruidora de Chanda e Munda. As mortes de Chanda e Munda enfureceram fortemente Shumbha e Nishumbha e eles, com os demônios sob seu comando, incluindo Rakta-bija e outros de seu clã, atacaram a Deusa e a cercaram, juntamente com Kali, por todos os lados. Para enfrentar seu imenso número, a Deusa invocou as Sete Mães (Sapta Matrikas) Brahmani, Maheshvari, Kumari, Vaishnavi, Varahi, Narsimhi e Aindri, os poderes de todos os grandes Devas, Brahma, Shiva, Skanda, Vishnu e Indra. 
Matrikas and Mahavidyas Battling Against Demons
Matrikas e Mahavidyas lutando contra os demônios
       Seguiu-se uma batalha feroz, porém o que mais perturbou a Deusa foi a multiplicação de Rakta-bija, pois este tinha um dom pelo qual surgia um novo demônio Rakta-bija de todos os lugares onde caísse uma gota de seu sangue. Finalmente, a Deusa chamou Kali para beber o sangue de Rakta-bija antes que caísse sobre o solo. Com uma boca escancarada, devorando multidões de demônios, e com uma língua que se estendia em todas as direções e que se movia mais depressa do que o demônio, Kali consumiu cada gota de sangue que saía das feridas de Rakta-bija. 
Kali é venerada como a Deusa que garante sucesso na guerra e elimina os inimigos – não apenas no Devi Mahatmya, mas em quase todos os Puranas, particularmente no Agni Purana e no Garuda Purana. 


Esta é uma historia retirada do site citado no final deste post, se quiserem podem ir até lá e terão muitas informações a respeito de Kali e das Mahavidyas, esta deusa citada é Durga uma das Mahavidyas que lutando contra os demônios que ameaçaram o cosmo origina Kali um aspecto da destruição feroz para acabar com os demônios (em analogia sua energia acaba com nossos demonios internos) Ela é a senhora do tempo, da morte da quebra violenta do ego e das ilusoes para transcender este mundo até a consciência plena universal. (Um adendo apenas; a figura de Kali sobre o corpo de Shiva morto é uma pequena alusão de que o principio feminino gerador, e o principio masculino criador tem de estar unidos para a formação dos propositos universais.)

Meditação com Kali

Kali assim como as mahavidyas e os próprios deuses, podem sim ser alvos de sua meditação e por meio de suas características você conseguirá atingir o objetivo que essas energias vibram.
Kali é uma energia poderosa, meditar nela não é para qualquer um e é recomendável que tenha força pois a sua energia remove todas as faces de seu karma violentamente, ela mostra quem realmente você é e faz você entrar em contato com sua dor pessoal para assim matar o demônio e fazer você encontrar suas respostas ou seu caminho o mantra mais utilizado para ela é o KRIIIIM apresentarei abaixo dois mantras muito utilizados para meditar em sua energia, espero que eles possam ajudar nas questões tão conflitantes em sua vida, pois ela é o aspecto da grande mãe e como uma mãe ela tende a ser sincera e amorosa, mas também severa quando necessário.
É recomendável que medite até aonde puder, mantendo uma postura confortável de preferência utilize alguns incensos de  sândalo ou jasmim, poderá sentir alguns mau estares durante o processo não se preocupe isto é Kali limpando seus chakras e retirando todos os aspectos prejudiciais, poderá se confrontar com alguns sentimentos e respostas que tanto procurava, ao fazer isto saiba que as respostas estavam a todo tempo dentro de ti, pois o que na verdade você fez foi internalizar a energia da deusa para despertar essas perguntas em você. ela é a deusa esvazia sua mente para que atinjas a compreensão das respostas universais portanto em cada mantra deste as sensações que sentir são naturais pois a energia é muito poderosa podendo desencadear varias sensações que no inicio podem ser estranhas porém depois terão sua compreensão.

 Om Kriiim


Mahakali Mantra

(Este é grande portanto vá até aonde der, procure ficar no mínimo 15 minutos)



Espero que tenham gostado do post, foi algo feito com muito carinho na iniciativa de ajudar muitos buscadores da senda duvidas ou se quiser apenas acrescentar fique a vontade para falar aqui nos comentários ou comigo através de meu email pessoal: brunogabrielucas23@gmail.com

Que as luzes do senhor Shiva os iluminem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.