quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Os benefícios do café

Olá caros leitores, espero que tenham gostado da matéria anterior, foi com todo carinho e amor pra vocês, esta matéria aqui vai falar sobre algo muito legal, uma planta muito comum por fazer uma bebida que tomamos frequentemente, em varias horas e ocasiões, claro que estou falando do café.



Um pouco sobre o Café

Nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café e de seu principal composto ativo, a cafeína.
Por volta do século XVI, os sábios sufistas do Iêmen bebiam café para se manterem acordados durante a oração. Quando, no início do século XVII, o café começa a ser difundido na Europa, é quase considerado um medicamento.
A cafeína, descoberta em princípios do século IX na Alemanha pelo jovem médico Ferdinand Runge, num encontro com Johann Wolfgang Goethe, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome, o que pode ajudar nas dietas.
Alguns estudos sugerem que uma xícara de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca.
Estudos recentes demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Pode, ao contrário, ajudar na ação preventiva de algumas patologias gaves, como Alzheimer e Parkinson.
O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único produto.
A preparação do café expresso combina sabor acentuado com menor teor de cafeína.
Entre os blends, os que são 100% Arábica têm um teor médio de cafeína em torno de 1,3%, ao passo que o café Robusta tem quase o dobro.

O que é a cafeina?

A cafeína não tem sabor e pode ser detectada por um leve amargor.
Na visão microscópica, aparece em forma de cristais prismáticos largos, flexíveis e de bordas irregulares.

A cafeína pode ser encontrada no café, no chá, no chocolate, nas bebidas à base de cola, guaraná e no mate, que é obtido dos arbustos provenientes da América do Sul.

Benefícios do café

Café tem praticamente 0% de calorias. É uma grande fonte de cafeína e constitui cerca de 95% do mesmo. Além de alguns minerais estão presentes no café. tais como o sódio, tiamina, Niacina, Ácido fólico, Fósforo, Magnésio, Manganês, juntamente com o potássio e riboflavina. Verificou-se que o café contém cerca de 1.000 tipos de compostos químicos e é uma fonte de antioxidantes.
Foi provado que podem fazer maravilhas para pacientes diabéticos. O café contém ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide que auxilia na redução de glicose e insulina. É útil para pacientes diabéticos tipo 2. O café mostrou-se conter ácido caféico, que restringe a formação de recursos humanos polipeptídeo amilóide das ilhotas e fica montado como fibrilas amilóides no pâncreas de indivíduos com diabetes tipo II.

O café tem propriedades anti-cancerígenas. Presença de ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Verificou-se que as pessoa que bebe diariamente café reduziu os riscos de câncer de esofágico, cancro da faringe e oral. Câncer de próstata e câncer de fígado também pode ser reduzida por sua ingestão. Então, como pode-se ver o Café tem enormes efeitos benéficos sobre o combate a esta doença mortal, todos devem consumir uma xícara de café para se manter saudável.

O consumo de café ajuda na melhor eficiência do fígado. Isso reduz o risco de colangite esclerosante primária, que pode levar a cirrose do fígado e insuficiência hepática, em última análise. Ele também reduz a ocorrência de carcinoma hepatocelular, que é uma forma de câncer de fígado.


Papus cita o cafe´em seu "tratado elementar de magia pratica" como excitante responsável por atiçar a criatividade e os sentidos; os monges utilizavam o café para se manterem acordados durante as orações, nós utilizamos o café para mantermos nosso ritmo e continuarmos nossa corrida diária, seus benefícios são inúmeros mas claro que nada que se toma demasiado se torna saudável então beba com moderação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.